Bitucas de Cigarros Podem Ajudar na Produção de Cimento e Energia
- 8 de ago. de 2015
- 1 min de leitura
Oi? Nunca imaginei isso, e vocês? Mas podem acreditar.
A iniciativa surgiu em Porto Alegre, a capital brasileira com o maior número de fumantes, cerca de 250 mil. A estimativa do Ministério da Saúde é que cada fumante produza, em média, 20 bitucas por dia. Ao pensarem nisso, o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e a empresa Eco Prática deram início na quinta-feira, 23 de julho, ao projeto Poa Sem Bituca, pioneiro em descarte adequado de bitucas de cigarro no País.

A companhia vai instalar bituqueiras em lixeiras tipo bolinha. As bitucas coletadas serão encaminhadas para empresa de coprocessamento e aproveitadas na geração de energia na produção de cimento.
O diretor-presidente da Eco Prática, Flávio Costa Leites, destacou que, com o apoio do poder público, a nova etapa de implantação do projeto é a busca por parceiros comerciais e financiadores da iniciativa. “Nossa meta é ter pelo menos quatro mil bituqueiras implantadas na cidade em um ano, a contar de hoje. Mas queremos chegar a dez mil bituqueiras em pouco tempo. Para isso, vamos buscar novas parcerias, a fim de implantar coletores em frente de bares, restaurantes, casas noturnas e locais de concentração de fumantes”, explicou.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2015/julho/bitucas-coletadas-em-porto-alegre-serao?tag=rrr






















Comentários